Champôs

Quase todos os dias usamos champô e nem pensamos no quão importante ele é para o nosso cabelo.

Numa altura em que a imagem tem grande peso, criamos este blog para falar sobre champô. Aqui poderá encontrar temas como a origem do champô, os tipos de champô mais adequados a cada tipo de cabelo, receitas de champô caseiro e muito mais.

Um guia para cabelos bonitos e saudáveis!

O Champô e o pH – O pH é importante para o champô?

Há que se preocupe muito com o pH dos produtos de higiene que usa. Muitas marcas falam do pH dos seus produtos, principalmente quando se trata de produtos neutros. Mas afinal o que é o pH? O pH mede o nível de acidez de uma substância, variando de 1 a 14 (do ácido para o alcalino, sendo neutro quando é igual a 7).






O nosso cabelo (e também as unhas) está entre 3,8 e 5,6 ou seja, um pH ligeiramente ácido. Deste modo, o pH ideal de um champô deve ser neutro ou levemente ácido também. Caso seja superior a 7, ou seja, alcalino, as cutículas abrem, o cabelo fica sem brilho, difícil de pentear e áspero.

Porque isto acontece? Bem, os cabelos possuem diversas ligações moleculares (como por exemplo as pontes de hidrogénio). Dependendo do pH do champô essas ligações e outras que o cabelo possui são destruídas e aparecem problemas como as pontas espigadas ou a perca de brilho.

Como o pH do cabelo é ligeiramente ácido é então de esperar que seja bom usar um champô ácido ou neutro. Até porque este último, protege até mesmo os cabelos tratados ou pintados.

Não é necessária estar constantemente preocupada com o pH do seu champô, é apenas bom ter consciência da influência que o pH tem. Apenas opte pelos mais neutros e suaves.

1 comentário:

  1. Olá!
    Cheguei aqui através do seu comentário no meu blog. A informação que tenho sobre champôs é a que coloquei no post. Fiz mais alguns post sobre produtos naturais, pode procurar na etiqueta "higiene e beleza".
    Se encontrar mais alguma coisa digo!
    Boa sorte para este projecto!

    ResponderEliminar