Cada pessoa possui o seu tipo de cabelo. Uns são ondulados, outros são lisos; as cores variam infinitamente. Mas esses não são os factores mais importantes quando chega a escolha do champô. Vejamos então como podem ser classificados os cabelos dependendo do seu nível de oleosidade:
Cabelos Normais: O nível de oleosidade destes cabelos é o ideal, não possuem excesso de gordura nas raízes nem são secos nas pontas, e consequentemente não perdem volume e não possuem pontas espigadas. Não esquecendo que são facilmente penteados e podem ser lavados frequentemente.
Tipo de champô adequado: Champô para cabelos normais, de pH neutro. Para quem gosta de lavar quase todos os dias é aconselhável que use um champô suave ou de lavagens frequentes.
Cabelos Secos: neste caso há um défice na produção das glândulas sebáceas que torna os fios de cabelo secos, sem brilho e quebradiços. É também possível que fiquem com as pontas espigadas. Caso não seja comum que os seus cabelos sejam assim é melhor pensar no que poderá estar a causar a secura extrema. O mais frequente é isso acontecer durante o verão pois os químicos das piscinas, o sal da água do mar e a maior exposição ao sol são factores que favorecem a secura dos cabelos.
Tipo de champô adequado: este tipo de cabelo não deve ser lavado com muita frequência para não estragar ainda mais os fios (até porque não se sujam tão rapidamente!). Também é conveniente não usar secador. O champô que deve usar é para cabelos secos e como tal deve ter um pH ligeiramente ácido e acompanhar a lavagem com um amaciador.
Num próximo post serão abordados os temas: cabelos oleosos, cabelos mistos e champôs correspondentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário