Champôs

Quase todos os dias usamos champô e nem pensamos no quão importante ele é para o nosso cabelo.

Numa altura em que a imagem tem grande peso, criamos este blog para falar sobre champô. Aqui poderá encontrar temas como a origem do champô, os tipos de champô mais adequados a cada tipo de cabelo, receitas de champô caseiro e muito mais.

Um guia para cabelos bonitos e saudáveis!

Breve História do Champô


Começando pela origem da palavra, pensa-se que a sua proveniência remota à Índia, podendo ter tido origem na chhamna que significa massajar. Pensa-se que os nativos, na Índia, massajavam as cabeças dos sultões com ervas e foi devido a isso que se usou o termo para designar o hábito que se espalhou pelo mundo


champô, lavar cabeloApesar de o termo ter tido origem na Índia, foi difundido pela Inglaterra devido ao domínio que esta exercia sobre o primeiro. Mas o primeiro champô foi produzido na Alemanha em 1890, substituindo o sabonete que até à altura era usado tanto para lavar o corpo como o cabelo. Só no séc. XX foram produzidos champôs com características diferentes, dependendo do tipo de cabelo de cada pessoa. O primeiro a produzir industrialmente champô para cabelos secos e champô para cabelos oleosos foi John Breck, no ano de 1930.

 
Isto são apenas dados históricos, mas é importante não esquecer que o champô faz parte do nosso dia-a-dia devido a muito esforço e trabalho. Para que se tornasse aquilo que é hoje foi preciso usar durante muitos anos apenas água e sabão.

Sem comentários:

Enviar um comentário